Cotidiano

Polícia Científica solicita 220 exames de perícias em 20 dias no litoral

Polícia Científica solicita 220 exames de perícias em 20 dias no litoral

Nos primeiros 20 dias de atuação no litoral, dentro da programação do Verão Consciente 2020/2021, a Polícia Científica solicitou 226 exames de perícias, de acordo com o balanço divulgado pela instituição nesta quarta-feira (13). A região conta com uma unidade de reforço na cidade de Matinhos, que intensificou os trabalhos do IML (Instituto de Criminalística e do Instituto Médico-Legal) durante este período.

Do dia 21 de dezembro de 2020, quando a Polícia Científica iniciou os reforços das equipes de peritos criminais e médicos-legistas das unidades do Litoral, até 11 de janeiro de 2021, foram feitos 94 exames do IML, 58 do Instituto de Criminalística e 74 exames pela Gerência de Laboratórios Forenses, o que totaliza as 226 perícias.

Para o coordenador do Verão Consciente pela Polícia Científica, perito oficial Márcio Alexandre Tavares, até o momento tudo ocorreu dentro do esperado pela instituição.

“Tivemos tudo dentro da normalidade, nada que escapasse do fluxo normal de demandas de trabalhos para a Polícia Científica. Estamos com uma série de exames equilibrada e reduzida, quando comparamos com as ações do ano passado, devido ao menor número de pessoas circulando pelo Litoral por conta da pandemia. Além disso, nesta temporada, o pessoal tem colaborado e respeitado bastante o nosso trabalho”, explica Tavares.

 

CIDADES

Dos 226 exames de perícias nestes 20 dias, 73 foram solicitados pelas forças policiais na cidade de Matinhos, 57 em Paranaguá, 51 em Pontal do Paraná, 35 em Guaratuba, nove em Antonina e um em Morretes.

No geral, 28,7% dessas análises foram exames de substâncias químicas. Em relação ao IML, dos 94 exames feitos pelo Instituto neste período de temporada, 58 foram análises clínicas como exames de lesão corporal ou sanidade mental, por exemplo, e 36 necropsias.

“O nosso trabalho, na maioria das vezes, é solicitado pelas outras forças de segurança do Estado, ou seja, a Polícia Militar e a Polícia Civil, principalmente, que também estão atuando bastante no Verão Consciente. Fazemos isso de forma integrada”, complementa o perito oficial.

 

TRABALHO REFORÇADO

A Polícia Científica do Paraná iniciou sua participação no Verão Consciente 2020/2021, no Litoral, no dia 21 de dezembro de 2020. Entre as frentes de atuação, está o reforço no trabalho de localística, feito pelo Instituto de Criminalística, e os trabalhos de plantão do Instituto Médico-Legal (IML).

Cerca de 50 servidores, entre peritos criminais e auxiliares de perícia, fazem revezamento ao longo da temporada. Sete viaturas da instituição estão à disposição das equipes no posto de atendimento temporário, em Matinhos, escolhido estrategicamente pela facilidade de deslocamento para os demais municípios.

Durante todo o período de vigência da Operação Verão Consciente, a Polícia Científica atua com equipes em regime de plantão 24 horas, nos sete dias da semana.

Além da intensificação de todos os trabalhos prestados pela Polícia Científica no Litoral, durante o Verão Consciente a equipe do setor de Perícias em Locais de Desastres em Massa – Identificação de Vítimas de Desastres (DVI) está em sobreaviso para eventual atendimento, a qual se deslocará de Curitiba para atender a situação.

 

COVID-19

Nesta temporada de verão, os trabalhos lúdicos e de aproximação com a comunidade, normalmente desempenhados pela Polícia Científica no período de Operação Verão, foram suspensos como medida de prevenção à contaminação da Covid-19.

 

Fonte: AEN