Cotidiano

Polícia chinesa investiga morte de mais de 200 cisnes em lago na Mongólia Interior

1998-055141-_19981117.jpg

RIO ? A polícia chinesa está investigando o envenenamento de mais de 200 cisnes na Região Autônoma da Mongólia (ou Mongólia Interior). Foram descobertos vestígios de um pesticida altamente tóxico ? carbofuran ? no corpo dos animais e sinais de que podem ter sido mortos intencionalmente por caçadores, que costumam usar o veneno. As mortes em massa vieram à luz na semana passada no Lago Hongtu. Situado a cerda de 300 quilômetros de Beijing, ele é famoso por receber cisnes migratórios e ficou conhecido na área como ?lago dos cisnes?. As autoridades estão oferecendo 100 mil yuan chineses ($14,760) por informações que levem à prisão dos suspeitos, segundo a mídia estatal.

Além dos 233 cisnes de tundra, mais 26 patos selvagens também foram encontrados sem vida no local. Uma TV local informou que a descoberta foi feita, primeiramente, por um casal de idosos que entrou no lago no dia 19 de outubro para tirar fotos dos bichos, ao ver as dezenas de aves mortas flutuando na superfície. Os corpos teriam sido removidos das águas por vaqueiros.

O número de patrulhas nas áreas frequentadas pela espécie migratória foi intensificado e as regras para o mercado de aves domésticas deverão ser mais rigorosas a partir de agora.

Integrante da organização ambiental Let Birds Fly, Tian Yangyang, disse que muitos cisnes escaldados acabam em restaurantes na China, alguns dos quais oferecem ?festival de cisnes? em seus cardápios. Apesar de, com esta prática, muitos serem mortos com veneno, ?muitas pessoas acreditam que comer animais selvagens é saudável?, acrescentou.