Cotidiano

Polícia atropela centenas de manifestantes ante embaixada dos EUA nas Filipinas

TOPSHOT-PHILIPPINES-US-POLITICS-POLICE-RALLYMANILA ? Um carro da polícia atropelou nesta quarta-feira centenas de pessoas que faziam um protesto ante a embaixada dos Estados Unidos em Manila. Imagens impressionantes mostram a van avançando contra a multidão.

Os agentes também usaram gás lacrimogêneo e cassetetes para tentar dispersar centenas de pessoas que se reuniram em apoio ao presidente Rodrigo Duterte depois de seus recentes comentários de que ele quer romper a aliança do país com os Estados Unidos. Filipinas

Vinte e três manifestantes foram presos, segundo policial encarregado da operação, Arsenio Riparip.

? Tivemos que dispersá-los. Eles começaram, eles estavam tentando entrar na embaixada ? justificou-se. ? Eles estavam em maior número que nossos policiais.

O furgão da polícia avançou rápido pela multidão, atropelando vários manifestantes, segundo imagens da rede ABS CBN.

PHILIPPINES-PROTEST_

Fotos postadas mostram um homem de cabelos grisalhos preso debaixo do carro, com a perna e quadril presos por um dos pneus.

O chefe da polícia de Manila, Oscar Albayalde, confirmou que a patrulha atropelou manifestantes, mas insistiu que não foi culpa do motorista.

? Eles não se afastaram. Os manifestantes tentaram impedir a passagem do carro, então o motorista acelerou e, inadvertidamente, atropelou algumas pessoas, que tiveram ferimentos menores ? alegou.

Uma dos líderes da manifestação, Amirah Lidasan, acusou a polícia de começar as violências.

? Foi a polícia que atacou os manifestantes. Primeiro passaram com o carro por cima das pessoas, depois usaram gás lacrimogênio e agrediram com cassetetes ? contou.

Apesar de Manila ser aliada dos Estados Unidos em termos de defesa, Duterte ? eleito em maio com base em uma plataforma de tolerância zero em relação aos crimes ? disse que quer que seu país se distancie de Washington.

Ele já se dirigiu de forma indelicada ao presidente Barack Obama e ameaçou cortar os laços com os americanos porque os Estados Unidos denunciaram que milhares de pessoas foram mortas pela campanha antidrogas de Duterte.

PHILIPPINES-US-POLITICS-POLICE-RALLY