Policial

Polícia apreende mercadorias irregulares em supermercado

O estabelecimento era investigado há alguns meses e, na manhã de ontem, foi realizada uma fiscalização no local

Santa Tereza – Uma ação conjunta de investigadores do Sicrefe (Setor de Investigação de Crimes contra a Economia, Fraudes e Estelionato), de Cascavel, policiais civis e agentes da Vigilância Sanitária, de Santa Tereza do Oeste, resultou na apreensão de diversas mercadorias irregulares em um mercado no distrito de Santa Maria.

O estabelecimento era investigado há alguns meses e, na manhã de ontem, foi realizada uma fiscalização no local. Durante a ação, foram encontrados diversos produtos com data de validade extrapolada. Para surpresa das equipes, havia mercadorias vencidas há oito anos. Produtos sem nota fiscal também foram apreendidos.

Segundo informações extraoficiais, o estabelecimento pertenceria a um candidato ao cargo de vereador em Santa Tereza. Conforme o delegado Edgar Dias Santana, ele foi autuado por crime contra a ordem tributária, podendo pegar pena de até cinco anos de detenção. O proprietário foi encaminhado para a 15ª SDP (Subdivisão Policial).

Segundo o delegado, ciente ou não, o dono do mercado será responsabilizado pelo crime. “Provavelmente deve haver funcionários responsáveis pela fiscalização do vencimento das mercadorias. Se ele não estava ciente, vai arcar com as consequências, já que deveria haver uma inspeção efetiva com relação à validade destes produtos”.

Durante a operação, foram apreendidos quase 500 quilos em mercadorias irregulares, dentre elas, alimentos variados, bebidas, produtos de limpeza, tintas, dentre outras. Por apresentarem data de validade vencidas, os produtos apreendidos serão descartados.

Esta é a segunda ação recente da Polícia Civil na cidade de Santa Tereza. Em junho, as equipes apreenderam quase uma tonelada de carne sem procedência em outro supermercado. Animais eram furtados, abatidos e as carnes eram vendidas no estabelecimento, onde também eram comercializados produtos vencidos.