Cotidiano

Polícia apreende armas brancas no desfile de 7 de Setembro

BRASÍLIA ? Os policiais que controlam as barreiras de entrada ao desfile de 7 de setembro confiscaram, até pouco depois das 9h, uma série de armas brancas no local. Somente na barreira principal, entre o Museu da República e a área do desfile, foram apreendidos um tchaco, um estilingue, facas, tesouras e chave de fenda, além de produtos inflamáveis.

– São pessoas que não vieram festejar – disse o capitão Maidana, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Também perto do Museu Nacional, para onde está programada uma manifestação mais tarde, começam a ser instaladas placas e faixas contra o presidente Michel Temer.

Os prédios dos ministérios receberam painéis que remetem aos Jogos Paralímpicos do Rio, que começam hoje. Diversos ônibus estão estacionados perto do Teatro Nacional.

FAMÍLIAS COMPARECEM

O cenário político não afastou centenas de pessoas do desfile do 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Antes do início da celebração, a chegada para o evento ocorreu tranquilamente, embora a Polícia Militar estivesse presente,esporadicamente revistando pessoas com mochilas.

Com a enteada vestindo uma camiseta da seleção brasileira, o servidor público de Brasília Ricardo Soares de Almeida chegava à Esplanada para acompanhar o desfile pela segunda vez na manhã de hoje.

– Vim dar um pouco de cidadania e civilidade para ela. O patriotismo está em baixa – disse Almeida, que vai evitar as “bandas” do museu.

Leonardo Nogueira, auxiliar administrativo de 30 anos, trouxe esposa e dois filhos ao desfile, como nos anos anteriores, mas reconhece que teve receio em trazer as crianças hoje.

– O evento não muda. Tenho esperança no país – disse Nogueira.

O policiamento é feito em todos os acessos à Esplanada. O acesso às arquibancadas de onde passará a parada é controlado.