Cotidiano

Polícia americana prende atirador de shopping no estado de Washington

BURLINGTON, Washington – A polícia americana informou neste domingo que prendeu um homem nascido na Turquia suspeito de ser o autor do tiroteio que deixou cinco mortos na sexta-feira em um shopping de Burlington, no estado de Washington. O porta-voz da polícia estadual do Washington, sargento Mark Francis, identificou o suspeito como Arcan Cetin, um rapaz de 20 anos, residente em Oak Harbor, localidade próxima a Burlington, situada a 110 km de Seattle.]

Xerife do condado de Island, jurisdição onde aconteceu o crime, Mike Hawley contou que Cetin ?parecia um zumbi? e não estava armado quando ele o abordou na noite de sábado após vê-lo de sua patrulha em um rua de Oak Harbor.

– Eu literalmente meti o pé no freio, dei uma volta e pulei para fora – relatou Hawley. – Saímos com as armar e ele simplesmente congelou. Ele estava meio que parecendo um zumbi.

A prisão de Cetin deu fim a uma caçada humana que começou na noite de sexta, após o tiroetio numa filial da rede Macy?s no Cascade Mall, em Burlington. Uma página do Facebook, apresentada como sendo do suspeito, indica que Arcan Cetin nasceu em Adana, a quarta cidade da Turquia situada à beira do Mediterrâneo. O turco migrou legalmente para os EUA, tem status de residente permanente em Oak Harbor e trabalhava em uma loja em Widbey Island, outra localidade do estado de Washington. Ele também já tinha passagens anteriores na polícia por agressão.

Segundo a polícia americana, não existem outros suspeitos de terem participado no ataque cometido no shopping em que morreram quatro mulheres e um homem. A princípio, a polícia havia descrito o atirador como um homem de aparência hispânica com cerca de 20 anos. O FBI, por sua vez, afirmou que até o momento nãohá qualquer indício de que o tiroteio tenha sido um ato terrorista.