Policial

Polícia Ambiental resgata seis tartarugas presas em rede de pesca na Usina de Salto Caxias

A espécie é considerada ameaçada de extinção

Polícia Ambiental resgata seis tartarugas presas em rede de pesca na Usina de Salto Caxias

A equipe da Polícia Militar Ambiental do Paraná resgatou seis tartarugas após receber uma denúncia anônima de pesca em local e período proibido na Usina Hidrelétrica de Salto Caxias nessa quarta-feira (17).

Ao perceberem a aproximação da equipe policial os pescadores empreenderam fuga em meio a mata ciliar e abandonaram os apetrechos de pesca, dentre eles linhas de mão e uma rede de pesca em modo de captura.

Na rede de pesca foram encontradas várias tartarugas  que estavam morrendo asfixiadas pela malha. A equipe policial retirou a rede de pesca e conseguiu libertar os animais.

Uma das tartarugas já estava praticamente sem movimentos, mas conseguiu se recuperar e retornar ao seu habitat natural. Ao todo foram resgatadas e soltas seis tartarugas, sendo que uma delas não resistiu a ação cruel dos infratores.

As tartarugas resgatadas são de uma espécie rara conhecida como Cágado- rajado (Phrynops williamsi) e conforme o Decreto 3148/2004, são ameaçadas de extinção no Paraná. Foram apreendidos no local aproximadamente 50 metros de rede que posteriormente serão destruídas.

Na ação foram encontrados: 50 metros de rede de pesca malha 14 e duas linhadas de mão.

Denúncias para a Polícia Ambiental podem ser feitas via telefone 181.