Policial

Polícia ambiental prende pescadores no Rio Paraná

 

Policiais Ambientais de Umuarama efetuaram a prisão de sete pessoas por crimes de pesca predatória neste fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho, durante patrulhamento pelo Rio Paraná, município de Querência do Norte.

A primeira abordagem foi no Porto 18, onde uma embarcação com quatro pessoas foi vistoriada pelos policiais que encontraram, entre os quase 20 quilos de peixes nativos diversos, dois exemplares de Piracanjuva, espécie proibida para a captura, conforme prevê a Portaria nº 445, do Ministério do Meio Ambiente que lista os animais aquáticos em extinção.

Em outra embarcação, os policiais flagraram três pescadores identificados como amadores pescando com redes, material proibido para essa categoria. Os infratores já haviam retirado quase quatro quilos de dourados do rio.

Todos os envolvidos, bem como embarcações, aparatos de pesca e um total de 23,5 quilos de peixes foram encaminhados para a lavratura do flagrante na Delegacia da Polícia Federal em Maringá.

Os infratores foram enquadrados nos incisos I e II do artigo 34 da Lei Federal 9.605/98, cuja pena prevista é de 1 a 3 anos de detenção.