Policial

Polêmica: Comando diz que não tem previsão de novas UPSs no Estado

Cascavel – Apesar da insistente queda de braço para abrir uma nova UPS (Unidade Paraná Seguro) em Cascavel, que já tem inclusive sede para funcionar, o comando-geral da Polícia Militar do Paraná afirma que não existe previsão do Estado para a instalação. “Há estudo sobre a possível implantação de uma nova unidade na região oeste de Cascavel, por um pedido da comunidade, mas sem previsão ainda”, afirma o comando.

Aliás, não há expectativa de data para instalação de nenhuma UPS em todo o Paraná. “A PM sempre estuda reforçar a segurança, mas não há nada de concreto para este ano no Estado”, diz a assessoria.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, são 15 estruturas no Estado e duas delas em Cascavel. Na cidade, a polêmica se formou por uma disputa de localização. Enquanto a comunidade do Bairro Recanto Tropical se organiza, inclusive com uma sede já montada com apoio da população local, outro grupo insiste que a unidade deveria ficar no Bairro Santa Cruz.

Na frente da residência, uma faixa avisa que ali será sede da Unidade Paraná Seguro para a região oeste da cidade, e que atenderá as localidades Cidade Verde, FAG, Coqueiral, Alto Alegre, Santa Cruz, Paulo Godói, Parque dos Ipês, Tropical, Esmeralda e Santos Dumont. A calçada está em obras. Tudo bancado pela comunidade, na esperança de trazer mais segurança à região.

A possibilidade de colocar uma UPS nesta localidade gerou muita discussão e até briga e, de acordo com o Conseg (Conselho Municipal de Segurança), a escolha foi apenas uma decisão política. “Não envolveu Conseg, Câmara de Vereadores, comunidade. Apenas alguém levantou o dedo e decidiu que sairia ali, e pronto”, desabafa o vice-presidente do Conseg, Luiz Wosiak.

A alternativa de união da comunidade também foi tomada na UPS da região norte, primeira que foi instalada em Cascavel. A nova estrutura onde os policiais estão instalados só virou realidade porque os moradores se uniram, compraram os materiais e tiveram parceria na mão de obra com o Município.

Critérios

Para serem instaladas, as UPS (Unidades Paraná Seguro) seguem alguns critérios. É necessário fazer um pente-fino na localidade onde a instalação é solicitada. As bases de policiamento comunitário são colocadas em locais com alta taxa de tráfico de drogas e homicídios, seguindo critérios técnicos e estatísticas de criminalidade, acompanhados pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da Secretaria de Segurança Pública.

De acordo com a PM, o conceito de UPS é de uma polícia comunitária, próxima dos cidadãos, em que os policiais conhecem os moradores e a própria comunidade faz parte do patrulhamento permanente.