Cotidiano

Poder público e entidades pedem mais recursos à saúde

Representantes reivindicam a isonomia no pagamento de leitos do SUS e a regularização do Consamu

Cascavel – Representantes do poder público e de entidades de classe estiveram reunidos na sexta-feira (21) na Câmara de Vereadores para discutir a situação crítica da saúde pública de Cascavel.

Ao fim do encontro foi entregue à deputada federal Leandre Dal Ponte, integrante da Frente Parlamentar da Saúde no Congresso Nacional, um documento contendo 17 itens que têm o objetivo de tornar mais eficiente o atendimento na rede pública.

Dentre os itens reivindicados estão a isonomia no pagamento de leitos do SUS – em Curitiba e Londrina o Ministério da Saúde repassa 50% a mais que em Cascavel -, a regularização do Consamu, aumento do número de leitos hospitalares e habilitação das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do Município.

Durante o debate, a deputada ressaltou que o Estado é injustiçado na partilha de recursos do Ministério da Saúde.

“Hoje o governo federal subsidia menos o Paraná em relação a outros estados da Federação”, ressaltou.

Na contramão

“Não há investimentos na infraestrutura dos hospitais que estão lotados de pacientes. Vivemos na contramão e isso é o resultado da incompetência e da incoerência do sistema público de saúde”, criticou o deputado estadual Leonaldo Paranhos, que presidiu a Frente da Saúde na Assembleia Legislativa do Paraná.