Cotidiano

PMs tentam sair de quartel, mas são impedidos por mulheres

INFOCHPDPICT000064829570VITÓRIA – Dezenas de policiais militares do quartel do Comando-Geral da PM, em Vitória, tentaram sair às ruas pouco antes das 8h deste sábado, mas foram impedidos pelo movimentos das mulheres de policiais, que se posicionaram abraçadas em frente ao portão da unidade, mantendo o movimento iniciado no sábado passado. Assim, a paralisação ainda não chegou ao fim, como pretendia o governo.

Na noite de sexta-feira, o governo do Espírito Santo e as entidades de classe dos policiais assinaram um acordo segundo o qual os PMs que voltassem às ruas até as 7h deste sábado não seriam processados pelo motim iniciado há uma semana. O GLOBO esteve desde às 6h30m em frente ao quartel do Comando-Geral, uma das unidades onde as mulheres mantêm equipamento. Por volta das 7h30m, dezenas de PMs, fardados, desceram em carros particulares até perto do portão do batalhão, no momento em que as mulheres se posicionaram para impedir a saída dos carros.

Duas policiais foram até a grade para pedir que o caminho fosse liberado, e fizeram um apelo às familiares, que decidiram manter o protesto. A tropa da Polícia Militar está dividida entre os que querem voltar às ruas, aceitando o acordo do governo com as entidades de classe, e os que se mantém aquartelados dentro da unidade, em consonância com o movimento das mulheres.