Cotidiano

PMDB, PSD e PR trazem de volta titulares para reforçar apoio às campanhas

BRASÍLIA – Sete deputados reassumiram seus mandatos para reforçar o apoio de candidatos que estão na disputa da eleição da Presidência da Câmara. Do Rio, vieram dois titulares do PMDB e, apesar da candidatura oficial de Marcelo Castro (PMDB-PI), devem votar com Rodrigo Maia (DEM-RJ). Do dia 11 até a tarde desta quarta-feira, os dois partidos que mais agiram e foram beneficiados são o PSD, que ganhou três deputados, e o PR, com dois. O PSD concorre com Rogério Rosso (DF) e o PR, com Fernando Giacobo (PR).

Se pode ganhar o apoio dos peemedebistas do Rio, as trocas efetuados pelo PSD e o PR devem prejudicar a campanha de Rodrigo Maia. O PSB perdeu dois suplentes, um para o PSD e outro para o PROS. A legenda declarou apoio oficial à candidatura do deputado do DEM, Rodrigo Maia. Numa das vagas saiu Severino Ninho PSB-PE), para entrar Sebastião Oliveira (PR-PE). Na outra, sai Valadares Filho (PSB-PE) e entra Bosco Costa (PROS-PE),. O PSDB também perdeu um suplente, Guilherme Coelho e na sua vaga volta o titular André de Paula (PSD-PE).

O PSD trouxe de volta ainda o deputado César Souza (SC), tirando da vaga a suplente Angela Albino (PC do B-SC) e o deputado Thiago Peixoto (PSD-GO), tirando da vaga o suplente Sandes Júnior (PP-GO).

O PR conseguiu garantir a filiação do deputado Giovani Cherini RS), que estava sem partido depois de ser expulso do PDT por ter votado a favor do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Do PMDB voltam Marco Antonio Cabral e Sérgio Zveiter, que ontem ajudou a garantir a candidatura de Marcelo Castro. Segundo peemedebistas, entre os dez deputados do Rio, sete podem votar com Rodrigo Maia.