Cotidiano

PMDB decide ficar neutro no segundo turno no Rio

2016 924706191-2016 924603531-201607201706487289.jpg_20160720.jpg_20160721.jpg

RIO ? O PMDB decidiu oficialmente que vai ficar neutro no segundo turno da eleição para a prefeitura do Rio. De acordo com o presidente estadual do partido, Jorge Picciani, a orientação é que os filiados não apoiem formalmente nenhum dos candidatos. Não haverá, no entanto, punição caso algum candidato ou militante do partido decida se engajar nas campanhas de Marcelo Crivella (PRB) ou Marcelo Freixo (PSOL). Nesta terça-feira, O GLOBO já havia adiantado que a tendência da legenda era optar pela neutralidade.

Ainda no domingo, logo após a derrota, o candidato do partido, Pedro Paulo, havia indicado que também ficaria neutro, ao citar ?incompatibilidades? com as candidaturas que chegaram ao segundo turno.

? O PMDB não apoiará oficialmente nenhum dos candidatos, mas defende que todos aqueles que votaram no PMDB devem comparecer e votar no segundo turno. Livremente. Quem achar melhor o candidato A vota no candidato A; e quem achar melhor o candidato B vota no candidato B. A orientação partidária é não apoiar oficialmente nenhum dos candidatos, mas não vamos punir nenhum filiado ao partido, nenhum militante que, por uma decisão pessoal, queira apoiar candidato A ou o candidato B. Não é da natureza política do PMDB impedir o livre arbítrio, a livre decisão de seus membros ? disse Picciani ao GLOBO.

Ao ser perguntado sobre sua posição pessoal no segundo turno, Picciani desconversou. Ele avalia que a eleição será ?dura?.

? Eu, como cidadão, vou aguardar o dia da eleição e mandar o Artur (filho de quatro anos) votar. Mas vamos votar. Vou escolher um dos dois. Artur ainda não se decidiu. Ainda está entre ser Fluminense e Botafogo, imagina entre Crivella e Freixo ? disse.