Política

PM e Guarda discutem segurança nas eleições

Uma reunião na tarde de hoje entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Cascavel vai definir estratégias de segurança para as eleições de domingo. Segundo a PM, no encontro será definido o efetivo a ser utilizado, locais de patrulhamentos e os horários que as equipes atuarão. Os detalhes sobre as ações de segurança serão explicados após a reunião de hoje.

O esquema de segurança durante o pleito será desenvolvido de forma integrada entre os demais órgãos de segurança. Além da PM e da Guarda, a Polícia Civil e a Polícia Federal também estarão atuando na segurança.

Neste ano, de acordo com o delegado-chefe da Polícia Federal em Cascavel, Marco Smith, a maior preocupação não é a compra de votos ou outros crimes eleitorais, mas a violência: “Como já tivemos uma tentativa de homicídio neste processo eleitoral [o atentado contra Jair Bolsonaro em 6 de setembro], pode ser que tenhamos outros episódios de violência e estamos prontos para atuar, antes ou depois das eleições deste domingo”.

Urnas mas seções

A Justiça Eleitoral distribuiu ontem e hoje as urnas eletrônicas para os locais de votação dos três municípios que compõem a Comarca de Cascavel. As primeiras urnas foram levadas para os municípios de Santa Tereza do Oeste e Lindoeste. E hoje, a partir das 8h, as urnas começam a ser distribuídas em Cascavel.

Os trabalhos no Fórum Eleitoral começaram a intensificados nesta semana com o foco de deixar tudo em ordem para o grande evento democrático deste domingo (7) quando os eleitores escolherão deputados (estadual e federal), senadores, governadores e presidente da República.

Colinha

Neste domingo, o eleitor terá de escolher seis candidatos e, para isso, necessitará digitar 19 números no total. Por essa razão, a Justiça Eleitoral recomenda levar uma “colinha” para não esquecer os números.

Andréia Schmitt, chefe do Cartório Eleitoral da 143ª Zona Eleitoral, explica que o eleitor deverá anotar o número em um papel ou na colinha que a própria Justiça Eleitoral confeccionou para que os números sejam anotados pelo eleitor. Neste caso, é preciso pegar o papel com antecedência no Fórum Eleitoral durante a semana. “A colinha vai agilizar na hora da votação porque o eleitor pode esquecer”, diz Andréia.

O Hoje News também disponibiliza uma colinha, que pode ser recortada e preenchida pelo eleitor. A votação deve seguir essa mesma ordem.

As seções eleitorais serão abertas para a votação a partir das 8h de domingo e o eleitor terá até as 17h para votar. Importante: não esquecer do título de eleitor, onde constam a seção e a zona eleitoral, ou levar um documento com foto.

Atenção!

Fotografar a cola com o celular é perda de tempo, porque o eleitor não poderá chegar até a urna com aparelhos eletrônicos.