Cotidiano

PM anuncia Colégio militar

O prefeito Leonaldo Paranhos recepciona na manhã de hoje, em Cascavel, a cúpula da Polícia Militar do Paraná e os deputados Ratinho Júnior (estadual) e Evandro Roman (federal), na Acic, a partir das 8 horas. Durante café da manhã na Associação Comercial e Industrial de Cascavel as autoridades da PM anunciarão oficialmente a instalação, em nossa cidade, de uma escola voltada à formação de soldados, anexa à área onde está sendo concluído o CNTA (Centro Nacional de Treinamento em Atletismo), nas imediações da FAG. Após o anúncio, as autoridades farão uma visita ao canteiro de obras do CNTA, onde também será concedida entrevista coletiva.

Este será o segundo estabelecimento do gênero no Estado. O primeiro é a Escola Militar do Guatupê, localizada na Região Metropolitana de Curitiba. Na região Norte do Paraná uma terceira unidade está sendo edificada, na cidade de Londrina.

Em Cascavel, a solução para que o CNTA fosse gerido por uma instituição militar, o que garantirá uma gestão voltada à manutenção da integridade e maximização de suas instalações, partiu dos deputados Ratinho Jr (estadual) e Evandro Roman (federal).

Arquitetura

Em um terreno de aproximadamente 87.000 metros quadrados, no qual cerca de 8.000 metros quadrados já estão ocupados para o Centro Nacional de Atletismo, a proposta para o Colégio Militar em Cascavel seguiu um programa de necessidades, com área construída de aproximadamente 25.000 metros quadrados, contendo dois blocos de ensino, cada um abrigando 16 salas de aula de 80 metros quadrados, administração, sala de professores e apoio, um ginásio e um bloco multiuso que poderá abrigar laboratórios de pesquisas e salas de estudo.

Integração

Os edifícios foram projetados de maneira a integrar os espaços existentes e sempre procurando valorizar os recursos naturais. O ginásio abriga quadra poliesportiva e ao fundo do terreno fica o bloco conceito que usa estrutura de aço e um desenho irregular e poderá ser ocupado por laboratórios e salas.