Cotidiano

Plutão Já Foi Planeta adianta músicas do novo álbum no Rio

RIO ? De volta ao Rio nesta quinta-feira, quando se apresenta no Imperator pelo festival Rio Novo Rock (a noite conta ainda com show do grupo Lisbela, de São João de Meriti), a banda potiguar Plutão Já Foi Planeta mostrará ao público algumas das músicas que estarão em seu novo disco, sucessor do estreante “Daqui pra lá” (2014). Com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2017, o trabalho, fruto de um financiamento coletivo, terá produção de Gustavo Ruiz e participações de Liniker, Cris Botarelli (da conterrânea Far From Alaska) e Ari Noronha, harpista e pai da vocalista Natália Noronha.

? A gente está dividindo o show entre músicas do nosso primeiro disco e as novas. Então, é como se fosse um pré-lançamento. A galera já está conhecendo ? contou Natália, durante entrevista ao vivo exibida no Facebook do GLOBO, nesta quarta-feira.

Além do papo, a banda ainda tocou algumas músicas como “Viagem perdida”, Daqui pra lá” e a fresquinha “Alto mar”, que estará no novo disco. Assista abaixo, na íntegra: Plutão Já Foi Planeta no Globo Links Natal

O processo de produção do álbum acabou tendo um obstáculo “positivo”, por assim dizer. Entre abril e junho deste ano, a Plutão participou do reality show musical “SuperStar”, da TV Globo. Destacou-se e acabou na segunda posição, terminando atrás do grupo de forró Fulô de Mandacaru. O prêmio principal não veio, mas a banda saiu satisfeita da experiência.

? Foi muito mais positivo do que qualquer coisa. A gente aprendeu muito. Estávamos em uma fase em que precisávamos multiplicar nossa imagem e nosso som para o Brasil inteiro. Já tinhamos o disco lançado e tocávamos bastante no Nordeste. E precisávamos expandir. O “SuperStar” foi um grande aliado naquele contexto e ainda estamos colhendo muitos frutos. Nossa agenda melhorou muito e temos feitos shows por todo o Brasil, chegando a cidades onde nunca tínhamos tocado antes, com a galera cantando ? avalia a vocalista. ? É tipo um pé no underground e outro no mainstream.

Uma das razões por trás do sucesso do grupo no programa foi a opção por privilegiar as músicas compostas por eles, seu trabalho autoral ? grande parte dos participantes do “SuperStar” tocam canções de outros artistas.

? Essa conversa vem de antes do programa. Vem desde 2013, quando da criação da banda, já falávamos de privilegiar música autoral ? explica o guitarrista Sapulha Campos. ? Quando veio a oportunidade, até paramos pra conversar, mas foi rápido, porque todos da banda queriam manter isso.

? A gente falou: “é melhor tocar uma música nossa e ser eliminado no começo do que passar com uma que não é nossa” ? relembra o guitarrista Gustavo Arruda. ? A imagem que a gente queria deixar era a das nossas músicas. Plutão Já Foi Planeta no Estúdio Showlivre (Apresentação na íntegra)

A Plutão, formada ainda pela baixista Vitória de Santi e pelo baterista Khalil Oliveira, surge hoje como um dos expoentes da prolífica cena de Natal, que tem ainda nomes como Far From Alaska, Camarones Orquestra Guitarrística, Mahmed, Fukai, Luísa & os Alquimistas, Talma & Gadelha e muito mais. Natália explica como é fazer parte deste momento frutífero da música potiguar, impulsionado por festivais como DoSol e Mada:

? A gente pode definir a cena lá em Natal como um conjunto de pessoas que tem feito alguma coisa por um grupo de músicos, tem se destacado e tem movimentado o público. Lá a galera vai a show mesmo, compra o ingresso, curte o festival… De fato, Natal tem chamado atenção no Brasil como uma cidade destaque na música.

? É um momento de união para mudar um cenário que até pouco tempo não era muito favorável para o artista na parte musical ? conclui Sapulha.

SERVIÇO

Rio Novo Rock com Plutão Já Foi Planeta e Lisbela

Onde: Imperator ? Rua Dias da Cruz, 170, Méier (2597-3897).

Quando: Nesta quinta-feira, às 19h.

Quanto: R$ 20.

Classificação: 16 anos.