Cotidiano

Plateia barulhenta interfere no último debate na TV no 2º turno

debate 1.jpgRIO – As estratégias de Marcelo Crivella (PRB), de amornar o debate e se ater a propostas de governo, e de Marcelo Freixo (PSOL), de fustigar o adversário com acusações, acirraram o ânimo da plateia presente ao debate na TV Globo nesta sexta-feira, que fez muito barulho antes, durante e após os enfrentamentos.

Debates

Segundo correligionários, Crivella foi preparado para jogar ?pelo empate?, evitar críticas à imprensa e rebater ataques com ironias. Quando Freixo disse que Crivella era herdeiro da igreja Universal, convidados do senador riram para ironizar o rival.

Já convidados de Freixo se impacientaram quando Crivella anunciou pergunta sobre os animais, que levava o debate para temas amenos, evitando o confronto sobre questões mais quentes.

Ao fim do primeiro bloco, aliados de Crivella provocaram aos gritos de ?cadê Janira Rocha?, lembrando a ex-deputada do PSOL, denunciada por improbidade administrativa.

A cada fala, os convidados aplaudiam seus candidatos efusivamente. Os gritos e aplausos continuaram até no primeiro intervalo, o que levou a mediadora Ana Paula Araújo a comentar:

? Gente, está no intervalo, não precisa aplaudir agora.

No último bloco, a equipe de Crivella pediu ao candidato para parar de sorrir a cada resposta de Freixo. Pesquisas internas apontavam rejeição à sua postura, que parecia de ?deboche?.

Diante da dúvida sobre a presença de Crivella, Freixo se preparou para o embate direto e para eventual entrevista, sozinho. O deputado federal Chico Alencar (PSOL) festejou o comparecimento:

? Se Crivella não viesse, haveria apenas uma entrevista com o Freixo. Num embate direto, Freixo terá mais chance de tirar uma vantagem real.

Se houve efeito, só as urnas dirão.