Cotidiano

Plataforma ajudará a evitar desperdício

Governo do Paraná, UFPR e Universidade Positivo vão trabalhar em parceria para disseminar o uso e aumentar as pesquisas da plataforma BIM

Curitiba – Governo do Paraná, UFPR e Universidade Positivo vão trabalhar em parceria para disseminar o uso e aumentar as pesquisas da plataforma BIM, que permite modelar projetos de edificações em 3D. A nova tecnologia facilita a elaboração de projetos de obras públicas e o controle da sua construção, evitando desperdício e também aumentando o combate à corrupção.

A parceria foi formalizada com a assinatura de termos de cooperação técnica entre a Secretaria de Infraestrutura e Logística e as duas universidades, que usarão a plataforma BIM em âmbito acadêmico para formar profissionais de engenharia, arquitetura e áreas afins. A expectativa é de que ela estimule o desenvolvimento, pelos acadêmicos, de pesquisas que contribuam mais concretamente com a comunidade.
“É um trabalho que vem sendo planejado desde 2014, pensando no futuro do Paraná. O BIM representará um salto na qualidade de projetos e na execução das obras públicas”, afirmou o secretário Pepe Ficha.

“Isso vai contribuir para o desenvolvimento dos projetos públicos e para a formação dos alunos nos níveis de graduação, mestrado e doutorado”, destacou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. “Esse termo de cooperação integrará as ações, garantido mais produtividade, eficiência e inovação”, reforçou o reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins.