Cotidiano

Planta ajuda no controle do vetor da dengue

Prefeitura distribuiu duas mil mudas e cerca de oito mil saches de semente de crotalária, uma leguminosa que atrai o inseto predador do mosquito da dengue

São Miguel – Em ação desenvolvida nesta semana, a Prefeitura de São Miguel do Iguaçu distribuiu duas mil mudas e cerca de oito mil saches de semente de crotalária, uma leguminosa que atrai a libélula – inseto predador do mosquito da dengue. Um ponto de distribuição foi montado na rua Farroupilha, centro da cidade. Moradores e motoristas que passaram pelo local puderam levar para casa mudas prontas cultivadas no Horto Municipal e sementes doadas pelo agricultor Valdemar Rosso, da comunidade Baixo Laranjita.   

“Essa foi uma das melhores campanhas já realizadas. Houve excelente aceitação dos moradores tanto da cidade e bairros como do interior”, comemora o presidente do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue, Edílio Diesel. A partir da próxima segunda-feira, sementes de crotalária estarão disponíveis para os mordores na Unidades Básicas de Saúde. Quatro mil saches ainda serão distribuídos. “A ideia é que todos plantem a crotalária em seus quintais para que, quando o verão chegar, tenhamos uma ferramenta a mais para o combate ao mosquito transmissor da dengue”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Antonio Klajn.

Parcerias

A ação conjunta foi realizada pela Prefeitura de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Comitê Intersetorial de Controle da Dengue, Vigilância em Saúde e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com Aprosmi, Nacional Móveis e O Boticário. Brinquedos foram disponibilizados para as crianças durante todo o dia, quando as mudas e sementes eram distribuídas.