Cotidiano

Planos para o Brexit impedem Reino Unido de ficar no mercado comum, avisa primeira ministra

64366636_Britain_27s Prime Minister Theresa May delivers a speech on leaving.jpgLONDRES – Num esperado pronunciamento, a primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que seus planos para a saída do Reino Unido da União Europeia significam que o país não continuará no mercado comum. Contudo, May propôs, como alternativa, um acordo que adote alguns aspectos da participação no bloco.

?O que proponho não pode significar participação no mercado único?, disse em discurso em Londres, acrescentando que isso significaria não sair do bloco por completo. ?Como alternativa, buscamos o maior acesso possível a ele através de um novo acordo de livre comércio amplo, forte e ambicioso. Esse acordo pode adotar elementos dos acordos atuais de mercado único em certas áreas.?

Ela afirmou ainda que irá colocar o acordo final sobre a saída do Reino Unido da União Europeia em votação no Parlamento. May disse que vai haver algumas concessões nas negociações, mas que é importante providenciar ?a maior certeza possível? e que haverá o exame adequado. ?Posso confirmar hoje que o governo colocará o acordo final que for fechado entre o Reino Unido e a União Europeia em votação em ambas as casas do Parlamento antes de entrar em vigor?, disse em discurso em Londres.

Mais de seis meses após os britânicos terem votado a favor de deixar a UE em um referendo, May tem sofrido críticas de investidores, empresários e parlamentares por revelar pouco sobre o que ela buscará quando forem iniciadas as conversas formais de separação, no fim de março.

A libra, que tem sido negociada nos menores níveis frente ao dólar em mais de três décadas, caiu para o patamar mais baixo em quase três meses.