Cotidiano

Planejamento terá Dyogo Oliveira na secretaria-executiva

960828-seminario_20-_20dsc_5119_-1-.jpg

BRASÍLIA – O ministro do Planejamento, Romero Jucá, definiu sua nova equipe. A secretaria-executiva da pasta será comandada por Dyogo Oliveira, que ocupava o mesmo cargo no Ministério da Fazenda na equipeeconomica_1605 gestão do ex-ministro Nelson Barbosa. Segundo nota divulgada pelo Planejamento, Oliveira é servidor público da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) passará a ser presidido por Manoel Pires, que também era da equipe de Barbosa. Ele é funcionário do Ipea, mas vinha comandando a Secretaria de Política Econômica (SPE) da Fazenda. Wasmália Bivar continuará presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A chefia de gabinete do ministro Jucá será ocupada pelo consultor legislativo do Senado Federal, Fernando Veiga Barros.

Na Secretaria de Orçamento Federal (SOF), George Aguiar Soares, servidor público da carreira de Analista de Planejamento e Orçamento (APO), assumirá o comando. Na Secretaria de Planejamento e Investimento (SPI), será nomeado Francisco Franco, que era titular da SOF até agora.

A Secretaria de Gestão (Seges) será ocupada por Gleisson Cardoso Rubin, atual presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), instituição vinculada ao ministério. A Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento (Sepac) será transformada em Secretaria de Desenvolvimento e Infraestrutura e terá como titular Hailton Madureira de Almeida, da carreira de Analista de Finanças e Controle (AFC).

Na Secretaria de Patrimônio da União (SPU), não haverá mudanças e permanece o titular Guilherme Estrada, que é servidor público da carreira jurídica de procurador federal. O consultor jurídico do ministério, o procurador federal Walter Baere, também será mantido.

A Assessoria Econômica (Assec) do ministério será assumida por Marcos Ferrari, que é professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O Departamento de Empresas Estatais (Dest) será dirigido por Fernando Ribeiro Soares, servidor da carreira de EPPGG.

A Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF), que era vinculada ao Ministério da Fazenda, passa a ser vinculada ao Planejamento e será comandada por Marcelo Franco.