Cotidiano

Planalto monitora invasões, Rio é o que mais preocupa

BRASÍLIA – O presidente Michel Temer acompanha os desdobramentos das invasões desta quarta-feira na Câmara dos Deputados em Brasília e na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Segundo auxiliares, a preocupação maior é com a situação do Rio, cuja situação financeira é grave e os servidores têm se rebelado reiteradamente, atingindo um nível “crônico”, já. No caso da invasão da Câmara, o Palácio do Planalto classifica o ocorrido como um episódio pontual.

? A situação mais preocupante sem dúvida é com o Rio de Janeiro, que tem um movimento já consistente, crônico, dos servidores contra as reformas. Aqui em Brasília foi uma coisa pontual, um incidente ? disse um interlocutor do presidente.

Apesar de, na avaliação da equipe de Temer, ainda ser cedo para identificar o efeito que a invasão do plenário da Câmara teria para o governo, o serviço de inteligência da Presidência pesquisou sobre os integrantes do ato. A análise revelou que o protesto se restringe a um grupo pequeno, identificado como de direita.

Para um assessor do presidente, as duas manifestações foram “impactantes”, mas numa interpretação superficial sobre o dia de hoje, não há a expectativa de que as reformas econômicas do governo sejam atrapalhadas por esses movimentos.

? Não é um movimento das ruas. Na Câmara, teve gente que veio de Pernambuco. Quem trouxe essas pessoas? Ainda não sabemos. É cedo ? questiona um auxiliar, que afirma, a respeito do protesto por intervenção militar no plenário da Casa, que os militares estão valorizados no governo Temer, e que a manifestação não tem base.