Cotidiano

Planalto faz balanço positivo de seis meses de governo Temer

INFOCHPDPICT000062623931BRASÍLIA ? O Palácio do Planalto divulgou neste sábado um balanço de seis meses de governo Michel Temer com as principais ações positivas do peemedebista. Eleito vice na chapa da ex-presidente Dilma Rousseff, Temer assumiu a Presidência em 12 de maio, quando a petista foi afastada do cargo por decisão do Senado. Uma nota e um vídeo na página oficial do governo federal lembram os feitos mais importantes dos primeiros meses da gestão Temer, sem mencionar recuos ou a queda de ministros no início de seu mandato como presidente.

Entre os pontos lembrados, o Planalto cita o corte de 4.307 cargos comissionados, a reforma administrativa para enxugar ministérios e a aprovação da Lei das Estatais, que torna mais rígida a nomeação de dirigentes nas estatais para evitar o aparelhamento dos conselhos das principais empresas públicas brasileiras.

Sobre conquistas no Legislativo, o vídeo exalta ainda a aprovação da meta fiscal, da DRU e do projeto de renegociação da dívida dos estados com a União, além da PEC do teto de gastos, que gerou uma série de ocupações em escolas de todo o país, e o projeto que desobriga a Petrobras de ser a operadora única nos campos do pré-sal, votação finalizada na Câmara na última semana.

Na economia, o governo ressalta a diminuição da inflação e a redução da taxa de juros pelo Banco Central para 14% ao ano, após quatro anos sem cortes, e a diminuição dos juros para financiamento da casa própria pela Caixa Econômica Federal por conta da diminuição dos juros pelo BC. O Planalto também menciona anúncio da Petrobras da semana passada de redução do preço dos combustíveis.

Também entraram no balanço positivo dos seis meses de governo a assinatura de acordos bilaterais com países como Índia, Japão e China e o lançamento do programa Criança Feliz, voltado à crianças de zero a quatro anos inscritas no programa Bolsa Família e coordenado pela primeira-dama Marcela Temer. A nota também lembra o anúncio de aumento de 12,5% no Bolsa Família, vitrine dos governos do PT, e a liberação de recursos para a Educação.

Um trecho do vídeo do balanço da gestão Temer exalta o decreto que autorizou aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) a transportar órgãos para transplante e ressalta que, desde a edição do decreto, a FAB já viabilizou o transporte de 72 órgãos nos últimos quatro meses. O governo decidiu editar o decreto depois que uma série de reportagens do GLOBO mostrou que o transporte de órgãos para transplante, em especial o coração, o que mais desafia o tempo, era uma exceção na FAB, usado livremente para o deslocamento de políticos. Como mostrou a reportagem, a Aeronáutica recusou transportar, entre 2013 e 2015, 153 corações, fígados, pulmões, pâncreas, rins e ossos.

Em resposta à revelação feita pelo jornal, no dia seguinte à publicação da primeira reportagem da série, Michel Temer editou um decreto, com força de lei, que obriga a disponibilidade exclusiva de pelo menos uma aeronave da FAB para o transporte de órgãos. Antes, a FAB só era obrigada a transportar autoridades.

Ao final do vídeo, é exibido um pronunciamento de Temer no qual ele diz que, “depois de um longo inverno, parece que a luz se acendeu no horizonte”.