Cotidiano

Planalto elogia caráter pacífico das manifestações

INFOCHPDPICT000063138241BRASÍLIA – O Palácio do Planalto considerou as manifestações deste domingo contra a corrupção ?exemplares? pelo caráter pacífico, e ressaltou que os três Poderes têm de estar sempre atentos a reivindicações da população. Em nota, o governo disse que as manifestações mostraram ?força e vitalidade? pela maneira ?pacífica e ordeira? com que ocorreram.

Na última terça-feira, após um duro protesto em frente ao Congresso Nacional ? que teve confrontos com a polícia, prédios públicos depredados e carros destruídos ?, o presidente Michel Temer repudiou o ?vandalismo, destruição e violência? do ato, por meio do porta-voz. O Planalto afirmou também que os três Poderes da República devem estar ?sempre atentos? a demandas populares.

De acordo com o movimento ?Vem Pra Rua?, houve protestos em 232 cidades em todo o país, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Já o senador Roberto Requião (PMDB-RR), relator do projeto de abuso de autoridade, atacou o protesto, chamando manifestantes de ?mentecaptos manipuláveis?. ?Presentes movimentos de mentecaptos manipuláveis?, escreveu Requião no Twitter, também classificando membros da Operação Lava-Jato de ?jovens paladinos?. O senador garantiu ainda que apresentará a proposta na terça-feira ?com ou sem pitis, com histerias e passeatas ou sem?.

O presidente da Associação dos Juizes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Veloso, afirmou que a população rechaça projetos como o de abuso de autoridade, marcado para ser votado no Senado na próxima terça-feira:

? Emendas do tipo crimes de responsabilidade e crimes por ofensa às prerrogativas de advogados foram rechaçadas pelo povo brasileiro nos protestos. É necessário que sejam criados instrumentos modernos de enfrentamento, e não que os magistrados e procuradores sejam intimidados com ameaça de prisão.