Cotidiano

Placas de bronze somem de espaços públicos em Toledo

Pelo menos 30 placas de bronze que estavam em prédios públicos e memoriais históricos desapareceram

:Ladrões levaram placa de memorial no Distrito de São Luiz do Oeste - Foto:DIVULGAÇÃO
:Ladrões levaram placa de memorial no Distrito de São Luiz do Oeste - Foto:DIVULGAÇÃO

Toledo – Um problema cada vez mais comum tem preocupado a população e as autoridades em Toledo. Somente nos últimos meses ao menos 30 placas de bronze que estavam em prédios públicos e memoriais históricos desapareceram.

Os casos têm acontecido cada vez com mais frequência e sobretudo no meio rural ou em locais menos movimentados.

O promotor de Patrimônio Público, Sandres Sponholz, acredita que se tratam de furtos e, como é difícil identificar os criminosos, os casos devem ser levados às autoridades policiais.

Entre os casos mais recentes está uma placa retirada do memorial do Distrito de São Luiz do Oeste. Há sinais de que os marginais tenham usado marretas para retirar as placas, pois houve danos na estrutura de concreto.

Por enquanto não há suspeitos. “Desde o início dos crimes a prefeitura procurou as Polícias Militar e Civil e registrou boletins de ocorrência. Elas fizeram uma operação, entretanto, até o momento nenhum suspeito foi localizado”, informou o Município em nota.

Diante desses registros, a Secretaria de Comunicação suspendeu a instalação de placas de bronze e iniciou o processo para compras de placas de aço escovado. Não há valor estimado do prejuízo financeiro, contudo, cada placa de bronze custa R$ 512, considerando que ao menos 30 foram furtadas, os prejuízos já ultrapassam R$ 16 mil.

“Lembrando que se perde a memória dos espaços públicos. Se a comunidade tiver alguma informação sobre os paradeiros dessas placas, que são do Patrimônio Público, pode entrar em contato com a Guarda Municipal, a Ouvidoria e as Polícias Civil e Militar”, apela o Paço Municipal.

Reportagem:Juliet Manfrin