Cotidiano

Placa Mercosul terá novas regras para uso e troca, define governo

O prazo para os demais estados implantarem o novo formato deve passar de 31 de junho

Placa Mercosul terá novas regras para uso e troca, define governo

Brasília – Além de confirmar na semana passada a continuidade da placa Mercosul no Brasil, o Ministério da Infraestrutura também fará mudanças nas regras para o modelo unificado, atualmente em vigor em sete estados, inclusive no Paraná (RJ, AM, BA, ES, PR, RN e RS).

Com isso, o prazo para os demais estados implantarem o novo formato deve passar de 31 de junho (data-limite atual) para 31 de dezembro deste ano.

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) finalizou o estudo técnico que avaliou as características do padrão azul e branco e o processo para a sua emissão, como também o nível de segurança na identificação do veículo a fim de diminuir os riscos de clonagem.

Os órgãos têm até esta quarta-feira (15) para analisar as propostas do Denatran e fazer eventuais ponderações e sugestões. Depois disso, será redigido um texto final que servirá de base para a publicação de nova resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que altera a 729, de março de 2018.

Dentre as mudanças estariam adoção da placa Mercosul só para veículos zero km, no primeiro licenciamento. Ou então em casos extraordinários, como furto, roubo ou dano; a placa cinza continua valendo, mesmo em caso de troca de município, quando será exigida apenas a troca da tarjeta e do lacre.