Esportes

Piscina esverdeada em arena olímpica vira piada nas redes sociais

RIO ? O que deixou as piscinas do Maria Lenk esverdeadas? Essa foi a questão de tomou os corredores da Arena, nesta terça-feira. Nas redes sociais, os atletas do salto ornamental e polo aquático questionavam o que tinha acontecido. Nas redes sociais, internautas apostavam no apostam que excesso de xixi como motivo.

O atleta britânico Tom Daley, compartilhou uma foto perguntando o que aconteceu:

TomDaley – piscina verde

No Twitter, o Comitê RIO-2016 respondeu dizendo que foram realizados testes na água e que não existia risco para os atletas. Nesta quarta-feira, o órgão explicou que uma alteração no ph da água causou a mudança. O diretor de comunicação Mario Andrada admitiu que houve uma falha do comitê em observar que, com mais atletas na água, poderia ocorrer essa alteração, mas disse que a água deve voltar à cor azul nesta tarde e que não há qualquer risco à saúde dos atletas.

Contudo, as garantias dadas pelo Comitê não convenceram os internautas. Nas redes sociais o bolão sobre o motivo da mudança de cor só aumentava. Uma das hipóteses levantadas pelo público era de que a água foi tingida para combinar com a bandeira do Brasil.

Atleta – pv

piscina verde 3

piscina verde

monstro

O repórter americano Dan Walker criou uma enquete para saber o que causou a mudança de cor. Cerca de 3500 pessoas participaram a da ação e votaram em uma das quatros opções: algas, urina, para combinar com a bandeira e outros motivos.

Urina e algas empataram com 34% dos votos. piscina verde 2

Especialista no tratamento de piscinas, Brett Blair, presidente da Jims Pool Care, disse ao “The Guardian”, que as principais razões do esverdiamento da água são os problemas com o filtro.

“O sistema de filtragem da piscina pode ter falhado e causado o desequilibrio. Adição de cloro e outros agentes químicos pode neutralizar esse efeito em algumas horas”.

A boa notícia é que, segundo Blair, é improvável que a mudança de cor seja causada pela urina.

“É muito grande”, disse ele. pv