Cotidiano

PIS/Pasep inativo será liberado em outubro

Brasília – Os beneficiários do PIS/Pasep com direito ao saque antecipado estabelecido pela MP 797/2017 receberão o dinheiro automaticamente em suas contas bancárias a partir do mês de outubro. Segundo uma resolução publicada terça-feira (12) no Diário Oficial da União, quem tiver cadastro atualizado nas instituições financeiras receberá o dinheiro direto na conta. Um calendário com datas em que os recursos serão liberados para cada grupo de cotistas deve sair até esta sexta-feira (15).

Ainda de acordo com a resolução, o período de saques começará em outubro e vai até março de 2018. Foi no último dia 23 que o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, anunciou a liberação de R$ 15,9 bilhões de recursos do fundo para 8 milhões de cotistas. Os mais idosos deverão ser os primeiros a receber.

O saque de recursos do fundo já é liberado para pessoas a partir de 70 anos de idade. A novidade introduzida pela equipe de Michel Temer por meio da Medida Provisória 797/2017 está na redução dessa faixa etária: terão acesso ao saque das cotas do fundo mulheres com 62 anos ou mais e homens com mais de 65 anos.

Se você é ou foi empregado do setor público, informe-se sobre o saque das cotas do Pasep no Banco do Brasil?.