Cotidiano

Pirâmide do Louvre 'desaparece' com instalação de artista plástico

201605241246205891_AP.jpgRIO – E se a pirâmide de vidro do Louvre desaparecesse? Ou servisse como um filtro em preto e branco? Essa é a sensação que o visitante terá a partir desta quarta-feira, quando fica pronta a instalação do artista plástico francês JR. Ele envelopou as quatro faces da estrutura de vidro com uma foto gigante que reproduz fachada do museu.

BV Louvre

Intitulada “JR au Louvre”, a instalação em Paris ficará visível até 27 de junho. Para atingir o efeito visual esperado – que “camufla” a pirâmide se vista de determinados ângulos – o artista francês montou um verdadeiro quebra-cabeças. A megafoto foi montada com 603 peças em forma de losango e 70 triangulares, seguindo o formato de cada um dos painéis de vidro, que formam a estrutura de 20 metros de altura, projetada nos anos 1980 pelo arquiteto I. M. Pei.

Instalações com fotos gigantes são a especialidade do artista, que começou como grafiteiro nas ruas de Paris nos anos 1990. Suas exposições monumentais, geralmente a céu aberto, costumam retratar cenas do cotidiano e personagens marginalizados de centros urbanos de países como França, Quênia, Israel, Palestina, Cuba, Estados Unidos e Brasil.

Um dos pontos altos da carreira de JR, inclusive, se deu no Rio de Janeiro. Em 2008, ele transformou a comunidade do Morro da Providência em uma galeria de arte a céu aberto, cobrindo fachadas de casas e escadarias com megafotos de rostos de moradoras, na instalação “Women are heroes”.