Cotidiano

Piora estado de saúde de Dom Paulo Evaristo Arns

SÃO PAULO. O estado de saúde do arcebispo emérito de São Paulo Dom Paulo Evaristo Arns, de 95 anos, internado desde o dia 28 de novembro no Hospital Santa Catarina, região central de São Paulo, se agravou nesta terça-feira. De acordo com boletim médico, o cardeal apresentou piora da função renal e foi necessário mantê-lo em UTI para cuidados intensivos.

Dom Paulo está internado por causa de uma broncopneumonia. Na segunda-feira, a Arquidiocese de São Paulo emitiu um comunicado informando que o estado de saúde dele se agravou nos últimos dias, convidando todos a rezarem pelo cardeal.

Arcebispo metropolitano de São Paulo de 1970 a 1998, dom Paulo foi um dos principais nomes na luta contra a ditadura e ficou conhecido como o “cardeal da esperança”. Quando assumiu a Arquidiocese de São Paulo, em 1970, uma de suas primeiras medidas foi vender o Palácio Pio XII, residência oficial do arcebispo, para financiar terrenos e construir casas na periferia.

Ao lado do pastor presbiteriano Jaime Wright, coordenou o projeto Brasil Nunca Mais, que reuniu documentos e denunciava a prática de crimes cometidos por agentes de Estado contra presos políticos. Em livro, relataram métodos de tortura e acusações ilegais. Em 1972, criou a Comissão Brasileira Justiça e Paz, que articulou denúncias contra abusos do regime militar.

Em 1985, o cardeal criou a Pastoral da Infância, com o apoio da irmã Zilda Arns, que morreu no terremoto de 2010 no Haiti, onde realizava trabalhos humanitários.

Em junho do ano passado, Dom Paulo chegou a ficar internado no mesmo hospital após uma indisposição.