Cotidiano

Pintura cimentícia e móveis de design são opções para apartamento de jovem

RIO – Para um jovem com menos de 30 anos, a AR Interiores, de Ana Valpaços e Rosa Prado, transformou um apartamento de 65m² no Jardim Botânico, no Rio, em um imóvel moderno, funcional e descolado. O empresário queria cores alegres, peças de design e, de preferência, sem muita obra.

– É o primeiro apartamento dele e seu desejo era que fosse prático e tivesse espaço para receber os amigos. Televisão na sala era indispensável, mas outro pedido era que o segundo quarto estivesse adaptado para ser um home office e espaço para seus videogames – conta Rosa.

Apesar de não ter feito obras – apenas o quarto de empregada foi transformado num closet – as sócias mudaram toda a parte hidráulica e elétrica e os revestimentos de piso e de banheiro. E a principal intervenção foi o projeto de iluminação, toda com LED, que é mais econômica, já que o empresário não queria que rebaixassem o teto. Todo o piso é de porcelanato na cor de cimento claro, unificando os ambientes. Para as paredes as designers optaram por uma pintura que imita cimentício.

– Numa das paredes, onde fica a sala de jantar, escolhemos a cor vermelha, que desperta o apetite e também é uma das cores aconselhadas pelo Feng-Shui – explicam.

Na escolha dos móveis, a mãe dele deu uma ajudinha e o design clássico da mesa Saarinen não podia faltar. As estantes foram desenhadas pela AR e são desestruturadas para dar mais leveza ao ambiente. Na cozinha, convencional, o amarelo dá um clima bem descontraído, com armários da Celmar, uma mesinha laqueada e azulejos de metrô.