Cotidiano

Pimentel usa helicóptero do estado para buscar filho e gera críticas na internet

pimentel_helicóptero.jpg

BRASÍLIA ? O uso de um helicóptero do estado de Minas Gerais pelo governador, Fernando Pimentel (PT), para buscar seu filho, Mathias, após uma festa de réveillon em um condomínio no lago de Furnas gerou críticas na internet. Um vídeo que circula nas redes sociais critica o governador, o que acabou levando o próprio petista a usar as redes sociais para defender a legalidade do uso.

Pimentel chegou de helicóptero ao condomínio Escarpas do Lago na manhã de domingo. Segundo o relato feito pelo governador, ele passaria o dia no local, mas como o filho não se sentia bem decidiu voltar para Belo Horizonte.

?Neste domingo, dia 1º, fui a Escarpas do Lago, pela manhã, de helicóptero, com a intenção de ficar o dia lá, com meu filho, que passara o Réveillon na casa de amigos. Ainda no voo de ida, ele comunicou-se comigo, dizendo que não se sentia bem, e perguntava se não me incomodaria voltar mais cedo com ele para BH, em vez de almoçar lá. Obviamente, eu concordei e voltamos juntos, logo após o pouso, ainda pela manhã?, diz trecho da publicação do governador em sua página no Facebook.

pimentel_helicoptero_facebook

O governador afirma que o uso do helicóptero para o titular do executivo e seus familiares é regulado por decreto.

?Ou seja, nenhuma novidade, nada ilegal ou irregular. O deslocamento do governador em aeronave está previsto em lei, e o uso é regulado por decreto de 2005. Nenhum desses dispositivos foi infringido no mencionado voo. Os ataques fazem parte dessa campanha insidiosa, de um pequeno setor da oposição, que conhece perfeitamente a lei e o decreto de que falei, e que, a todo o tempo, tenta atrapalhar e prejudicar o Estado, em vez de ajudar a unir os mineiros no enfrentamento da crise?, concluiu Pimentel.

No vídeo que circula na internet, o narrador critica a atitude do governador.

? É o nosso dinheiro, é para isso que serve. Vamos continuar pagando imposto. Veio buscar o filho. Quantos mil será que não gastou dessa vez? Não é o dinheiro dele né? ? ironiza o narrador.

O governo de Minas Gerais divulgou ainda uma nota sobre o tema:

“O decreto 44.028/2005, assinado pelo então governador Aécio Neves, prevê a utilização de aeronave oficial por parte do Chefe do Executivo em deslocamentos de qualquer natureza. Desde 2005, portanto, e com respaldo legal daquela norma, são registrados voos em aeronaves oficiais nos deslocamentos de governadores mineiros acompanhados de familiares”.