Cotidiano

Piloto da Egyptair estava de bom humor em último contato de controladores

201605190856471259_RTS.jpg

CAIRO ? Em sua última conversa com os controladores aéreos gregos, o piloto do voo da Egyptair que desapareceu nesta terça-feira com 66 passageiros não relatou nenhum problema. Segundo autoridades gregas, o comandante estava de bom humor apenas 25 minutos antes do desaparecimento repentino do Airbus 320. Até o momento, não se sabe precisamente o que aconteceu com a aeronave ? embora autoridades egípcias já afirmem que um ataque terrorista é mais provável do que uma falha técnica. aviaoegito

? Os controladores aéreos se comunicaram com o piloto quando o avião se encontrava em cima da ilha de Ceos, a cerca de 11 mil metros de altura. Não houve sinal de nenhum problema ? disse o chefe da Aviação Civil grega, Constantin Litzerakos, à imprensa local.

Em um comunicado, o governo grego informou que o piloto estava de bom humor e agradeceu aos controladores aéreos em grego quando foi autorizado a deixar o espaço aéreo do país europeu.

A companhia aérea não divulgou o nome ou uma foto do piloto até o momento. No entanto, a Egyptair já disse que ele tinha um total de 6275 horas de experiência de voo ? incluindo 2.101 voos em aeronaves do modelo A320. Já o copiloto tinha 2.766 horas de voo, segundo a companhia.

A Administração Federal de Aviação dos EUA, por exemplo, exige que pilotos de voos comerciais tenham 1.500 horas de voo para que sejam contratados por companhias americanas.201605190634261838_AFP.jpg

INCERTEZA

Em Atenas, o ministro da Defesa grego, Panos Kammenos, disse que o avião fez guinadas repentinas e deu um mergulho no ar antes de desaparecer. Segundo a rede CNN, há relatos de que um sinal de alerta vindo da região foi recebido pelos controladores duas horas após o desaparecimento do avião.

Embora não se saiba se este sinal foi mesmo enviado pelo Airbus 320 ou por outro tipo de meio de transporte, é comum que o atraso no recebimento do sinal aconteça quando ocorre a queda de uma aeronave. O presidente francês, François Hollande, afirmou nesta manhã que é provavel que o avião tenha efetivamente caído.

? Temos o dever de saber de tudo, de conhecer as causas do que acontecer e não se descarta nem se privilegia nenhuma hipótese ? disse Hollande à imprensa.

O voo MS804 partiu do aeroporto Charles de Gaulle às 23h09m (18h09m no horário de Brasília). Segundo a EgyptAir, o avião, que estava viajando a uma altitude de 11.280 metros, desapareceu por volta das 2h45m (21h45m em Brasília), a cerca de 130 quilômetros antes de entrar no espaço aéreo egípcio. De acordo com flightradar24.com, na última posição conhecida, a aeronave estava acima do Mar Mediterrâneo. Avião da Egyptair cai com 66 pessoas a bordo