Esportes

Piloto belga vai substituir Button na McLaren em 2017

Depois de Felipe Massa, outro piloto deixará o grid de largada da Fórmula-1 na próxima temporada. O inglês Jenson Button será substituído pelo belga Stoffel Vandoorme na McLaren a partir da próxima temporada. O inglês não deixará a McLaren, mas deixará de ser um dos pilotos principais da escuderia. O companheiro de Vandoorme a partir de 2017 será o espanhol Fernando Alonso.

De acordo com o chefe da McLaren, Ron Dennis, Button ?continuará a ser uma influência e um comprometido membro do time?

TABELA: Veja classificação, resultados e calendário da F-1 em 2016

– Ele permanecerá envolvido no desenvolvimento dos nossos carros. E também estará apto a correr em algumas circunstâncias – disse o dirigente.

Button tem 36 anos e foi campeão do mundo em 2009, quando pilotava pela Brawn GP. Ele tem 15 vitórias em 300 GPs. Só dois pilotos correram mais provas do que o inglês: o brasileiro Rubens Barrichello (326) e o alemão Michael Schumacher (308). Button ainda poderá deixar a categoria igualando a marca do alemão.

No Mundial deste ano, Button é o 15º colocado com 17 pontos. Vandoorme é o 17º com 1 ponto. Ele tem 24 anos e faz parte do programa de desenvolvimento da McLaren desde 2013.

No GP do Bahrein deste ano, o belga substituiu Alonso, que havia sofrido um acidente na corrida da Austrália, que abriu a temporada, e acabou na 10ª posição, marcando um ponto.