Saúde

Picos de contaminação por covid acontecem após reaberturas, alerta infectologista de Foz do Iguaçu

Médica coordenadora do Plantão Coronavírus atribui aumento de casos à reabertura da fronteira e cansaço da população

Picos de contaminação por covid acontecem após reaberturas, alerta infectologista de Foz do Iguaçu

A médica infectologista e coordenadora do Plantão Coronavírus de Foz do Iguaçu, Fávia Trench, fez uma análise do aumento de casos de covid-19 na cidade. Em novembro, Foz registrou cerca de 4 mil casos da doença, o maior número desde o início da pandemia.

Para a médica, alguns fatores contribuíram para o aumento expressivo de casos, como a reabertura da fronteira com o Paraguai e o cansaço da população com os cuidados sanitários, principalmente de distanciamento.

Infectologista Flávia Trench. Imagem AMN.
“Toda vez que a gente tiver uma reabertura nós teremos um pico desses. Agora vem as festas (Natal e Ano Novo) e depois a volta às aulas”, ressaltou Dra. Flávia.

A infectologista ressalta que com o quadro atual, é preciso aumentar a estrutura de atendimento e internamento. “O que a gente tem que fazer é majorar as estruturas assistenciais, como?, isso tem milhões de estratégias. Tem algumas que são mais rápidas e outras demoram um pouco mais. E a gente que tem uma carência história de leitos na nossa cidade para pacientes de internações eletivas, é natural que na pandemia vá sentir mais que cidades mais estruturadas”, alertou.

De março ao dia dia 7 de dezembro, Foz do Iguaçu contabilizou 15.035 casos de contaminação por Covid-19, com 14.149 curados e 209 mortos em decorrência da doença. Destes, 523 estão em isolamento domiciliar e 154 internados em hospitais.