Cotidiano

Pichadores desafiam Doria e escrevem em muro pintado pela prefeitura

SÃO PAULO – Em mais um episódio da guerra declarada entre pichadores e o prefeito João Doria, um muro da avenida 23 de Maio, na zona Sul da cidade, amanheceu pichado neste domingo. Foram escritas as frases “Viva a pixação” e “SP, falta saúde, educação e o problema é a pichação?”. Funcionários da prefeitura apagaram a pichação. Ontem, o prefeito disse os pichadores serão vencidos pela prefeitura.

– Aqui o prefeito leva até o fim. Não tentem me desafiar, porque nós vamos vencer os pichadores – afirmou Doria.

No local pichado, havia um grafite do artista Eduardo Kobra, que foi coberto com tinta cinza pela prefeitura na semana passada.

Desde que o prefeito declarou guerra às pichações na cidade, quase 40 pessoas já foram detidas. Apenas ontem, 12 pichadores foram detidos no centro da cidade e na zona sul. O prefeito disse também que vai processar os pichadores e pedir na Justiça o ressarcimento pelos danos causados.

Ontem, durante mais um evento do projeto Cidade Linda, o prefeito disse que esta semana vai enviar um projeto de lei para a Câmara dos Vereadores instituindo uma multa de R$ 5 mil a quem for flagrado pichando a cidade. Se o alvo da pichação for um monumento, além da multa, o pichador terá que pagar a restauração da obra, disse o prefeito.

A lei federal 9605/98, que dispõe sobre crimes ambientais, já prevê multa e detenção a quem pichar ou grafitar, sem autorização, prédios ou monumentos urbanos. A pena nestes casos é de três meses a um ano de detenção e multa. Se o prédio for tombado, a pena é de seis meses a um ano de detenção, além da multa.

A prefeitura também informou através de nota que assinou um acordo com o sindicato dos taxistas de São Paulo para que os 35 mil motoristas tornem-se uma espécie de fiscais da cidade. Doria quer que os taxistas denunciem à Guarda Civil Metropolitana pichadores que forem flagrados em ação. O acordo vale a partir de 1º de fevereiro.