Cotidiano

PIB: taxa de investimento no 3º tri cai ao menor nível em 13 anos

239627598.jpg

RIO – A taxa de investimento, um indicador importante para a atividade econômica do futuro, caiu ao menor nível em 13 anos no terceiro trimestre de 2016, informou nesta quarta-feira o IBGE. O volume total de investimentos registrado entre julho e setembro representou 16,5% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de riquezas e serviços produzidos pelo país), na comparação com 18,2% no terceiro trimestre de 2015. Foi o nível mais baixo desde o terceiro trimestre de 2003, quando atingiu 16,3% do PIB.

O desempenho do investimento tem sido pior que o da economia como um todo. A formação bruta de capital fixo ? jargão do IBGE para investimento ? havia crescido 0,5% no segundo trimestre deste ano mas voltou a cair entre julho e setembro, recuando 3,1%. O PIB caiu 0,8%, por sua vez.

Na comparação com o mesmo período de 2015, o tombo dos investimentos foi de 8,4%, a décima queda consecutiva. De acordo com o IBGE, a razão foi a queda das importações e da produção interna de bens de capital (máquinas e equipamentos), além do desempenho negativo do setor de construção. Na mesma comparação, o PIB recuou 2,9%.

Quando a análise é sobre o resultado acumulado apenas este ano, entre os meses de janeiro e setembro, a formação bruta de capital fixo encolheu 11,6%. O PIB caiu 4% nesse tipo de comparação.

*Estagiário sob supervisão de Lucianne Carneiro e Daiane Costa