Cotidiano

PIB: consumo das famílias recua há sete trimestres seguidos

2015_831366972-2015070865691.jpg_20150708.jpg

RIO – Após mais de 40 trimestres em alta, o consumo das famílias recua há sete trimestres seguidos, frente ao trimestre imediatamente anterior. A perda foi de 0,6%. É a primeira vez que isso acontece em toda a série histórica, iniciada em 1996. Quando se compara com igual trimestre do ano anterior, a perda foi de 3,4%. O indicador também recua há sete trimestres, mas é a taxa menos intensa desde o segundo trimestre de 2015, quando o recuo foi de 2,8%.

pib 1 3011

? O consumo das famílias continua caindo, mas a taxa tem uma tendência de melhorar na taxa interanual e também no ajuste sazonal. O fato de a inflação estar baixando é um fator positivo. Ao mesmo tempo, o desemprego aumentou, mas a renda de quem está empregado não caiu tanto quanto antes ? afirmou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.

A técnica do IBGE destaca que a retração no consumo das famílias se dá em um cenário de deterioração dos indicadores de emprego e renda.

? O saldo das operações de crédito para pessoa física está bem baixo e os juros no terceiro trimestre ainda estavam maiores do que no terceiro do ano passado, e
se descontarmos a inflação, os juros ficam ainda maiores ? explicou
Rebeca.

*Estagiário sob supervisão de Lucianne Carneiro e Daiane Costa