Economia

PIB brasileiro cresce 1,2% no 1º trimestre, mesmo com piora da pandemia

É o terceiro resultado positivo após o tombo do segundo trimestre de 2020

PIB brasileiro cresce 1,2% no 1º trimestre, mesmo com piora da pandemia

A economia brasileira iniciou 2021 em crescimento, confirmando a melhora de perspectivas para o ano e aumentando as chances de recuperação das perdas causadas pela covid-19. O PIB (Produto Interno Bruto) – soma de tudo o que é produzido no país – cresceu 1,2% no primeiro trimestre na comparação com os últimos três meses do ano passado, informou nesta terça-feira (1º) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É o terceiro resultado positivo após o tombo do segundo trimestre de 2020.

No início deste ano, com o recrudescimento da pandemia e sem o auxílio emergencial pago pelo governo federal para ajudar as famílias mais pobres, as projeções chegaram a apontar para retração.

Mesmo assim, a economia demonstrou força. Mês a mês, os dados setoriais vieram acima do esperado, desencadeando uma série de revisões para cima nas estimativas, especialmente mês passado, quando os últimos números de março foram divulgados.

Economistas citam uma série de motivos para o desempenho mais forte. Menor isolamento social na comparação com o início da pandemia, os juros seguem historicamente baixos, há efeitos defasados de estímulos do ano passado e a alta nas cotações das commodities impulsiona as atividades exportadoras, como a agropecuária, a mineração, a extração de petróleo e a produção de celulose.

Com isso, o PIB avançou 1% sobre o primeiro trimestre de 2020, quando foram registrados os primeiros impactos da pandemia na economia. Nessa base de comparação, foi a primeira alta desde o quarto trimestre de 2019, ou seja, desde que a crise causada pela covid-19 se instalou no mundo.