Esportes

Philippe Coutinho supera Neymar e é eleito o melhor brasileiro na Europa

62002054_Brazil%27s Philippe Coutinho L celebrates his goal against Bolivia with teammate Neymar duri.jpgPhilippe Coutinho desbancou Neymar e foi eleito o melhor jogador brasileiro na Europa em 2016. O “Samba de Ouro” foi criado pela Associação Francesa Sambafoot em 2008 para premiar o principal jogador do país em atividade no Velho Continente.

O craque do Barcelona foi o vencedor nas duas últimas edições, mas perdeu o posto para o meia do Liverpool, que sequer havia aparecido anteriormente entre os três primeiros. Neymar foi vice em 2016, e o volante Casemiro, do Real Madrid, completou o pódio.

Os jurados decidiram valorizar o desempenho individual de Coutinho, em vez das conquistas. Neymar foi campeão espanhol com o Barça e olímpico com o Brasil. Já Casemiro faturou a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes com o Real.

O meia Kaká, em 2008, o atacante Luis Fabiano, em 2009, e o lateral-direito Maicon, em 2010, já faturaram o “Samba de Ouro”. O principal vencedor do prêmio, porém, é o zagueiro Thiago Silva, tricampeão entre 2011 e 2013.