Cotidiano

PGR pede arquivamento de inquérito contra Roseana e Lobão na Lava-Jato

Roseana SArneyBRASÍLIA ? O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento de um inquérito que investiga a ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney e o senador Edson Lobão (PMDB-MA) na Operação Lava-Jato. O inquérito apurava a suspeita de que Roseana teria recebido R$ 2 milhões do esquema de desvios da Petrobras para financiar a campanha de 2010. O dinheiro teria sido solicitado por Lobão, que era ministro de Minas e Energia, ao ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa. O relator da Lava-Jato no tribunal, ministro Teori Zavascki, deverá formalizar o arquivamento em breve.

O suposto pagamento da quantia à ex-governadora foi dito por Costa em delação premiada. Os dois investigados respondiam por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No pedido enviado ao STF, Janot afirma que não foram colhidas provas suficientes para justificar a continuidade das apurações. ?A despeito do esforço investigativo empreendido no presente feito, não se vislumbra, no momento, substrato probatório apto a demonstrar que os fatos nele narrados tenham relação direta com o cometimento de delitos criminais?, escreveu o procurador-geral.

Para Janot, apenas a afirmação de Costa de que pagou a quantia ?não se mostra suficiente para comprovar a prática de delitos criminais por parte das pessoas referenciadas pelo colaborador?. E, segundo o procurador, ?não há nos autos notícia de elementos de prova? para comprovar a acusação do delator. O advogado de Roseana, Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, lamentou que sua cliente tenha sido exposta às apurações de forma desnecessária.

?Foi um período de 2 anos de investigações e com várias diligências expondo Roseana a um constrangimento desnecessário. Nada foi provado porque era uma mentira deslavada do delator (Paulo Roberto Costa). Esse arquivamento, embora tardio, resgata, nesse ponto de vista, a verdade. Para Roseana que ficou sendo investigada desnecessariamente, é uma vitória?, afirmou o advogado em nota.

Este é o único inquérito contra Roseana na Lava-Jato. Com o arquivamento, o caso será ?uma página do passado?, comentou Kakay. Lobão já teve outro inquérito contra ele arquivado na Lava-Jato. Agora, continua sendo investigado em um terceiro inquérito da Lava-Jato e em outro, por suspeita de participar dos desvios de Belo Monte.