Cotidiano

PGR firma acordo com Peru para investigar Odebrecht

ODEBRECHTBRASÍLIA ? A Procuradoria-Geral da República firmou acordo de cooperação nesta sexta-feira com o órgão correspondente no Peru para troca de informações sobre a Odebrecht para subsidiar as investigações conta a empreiteira nos dois países. Alvo da Operação Lava-Jato no Brasil, a Odebrecht também é investigada no Peru. No acordo de leniência firmado com as autoridades peruanas, executivos da empresa admitiram a prática de corrupção entre 2005 e 2014, inclusive com o pagamento de propina a agentes públicos.

O Fiscal da Nação do Peru, Pablo Sanchez Valarde, informou que as investigações são trabalhosas, porque englobam três governos peruanos. Ele disse que o caso está protegido pelo segredo de justiça. Ele não quis citar o nome das autoridades investigadas.

? É preciso coletar mais elementos de prova para avançar nas investigações. A denúncia é longa, compreende três governos. Não é suficiente saber os nomes, é preciso apurar os feitos e obter provas ? declarou Sanchez.

O chefe do Ministério Público peruano afirmou que, embora o caso envolva muitos poderosos de seu país, o órgão manterá a independência nas apurações:

? Não vamos aceitar nenhum tipo pressão, vamos fazer uma investigação efetiva, transparente e decente ? disse.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não deu declaração à imprensa sobre o acordo. O secretário- de cooperação internacional da PGR, procurador Vladimir Aras, também esteve na reunião. Ele não informou se os investigadores brasileiros firmarão esse tipo de cooperação com outros países onde a Odebrecht é investigada.