Cotidiano

PGR deve pedir abertura de investigação contra Geddel

BRASÍLIA ? A tendência é que a Procuradoria-Geral da República (PGR) peça a abertura de inquérito contra o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vireira Lima, com base no pedido feito pela Polícia Federal ao Supremo Tribunal Federal (STF), a partir das declarações do ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero. O STF já repassou o pedido da polícia ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Geddel foi acusado pelo ex-ministro de tentar pressioná-lo a liberar as obras do prédio La Vue, na ladeira da Barra, uma das áreas mais valorizadas de Salvador, embargadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em depoimento à PF, o ex-ministro da Cultura também acusou o presidente Michel Temer de pressioná-lo. Calero disse que Temer o chamou ao Palácio do Planalto e determinou que ele ?construísse uma saída? porque a decisão do Iphan teria criado ?dificuldades operacionais? no gabinete dele, especialmente com Geddel Vieira Lima. O conteúdo do depoimento de Calero à PF foi divulgado pela ?Folha de S.Paulo? e confirmado pelo GLOBO.

Segundo o blog do jornalista Jorge Bastos Moreno, do GLOBO, amigos de Geddel, após conversarem com Temer na quinta, aconselharam o ministro a pedir demissão, alegando que sua situação tornou-se insustentável, principalmente depois que Calero o denunciou à PF. Ao blog, Geddel negou ter sido procurado por ministros para tratar do tema. Atribui as notícias a ?assessores palacianos que acreditam que sua saída seja melhor para o governo?.