Cotidiano

PGE aguarda decisão da Justiça sobre ocupações

A expectativa era de que o magistrado deliberasse ontem se acataria ou não o pedido para que os estudantes, que ocupam há 20 dias as unidades

Cascavel – Segue nas mãos do juiz Eduardo Villa Coimbra Campos, da Vara da Fazenda Pública de Cascavel, o pedido de reintegração dos colégios estaduais, protocolado pela PGE (Procuradoria Geral do Estado) em Cascavel.

A expectativa era de que o magistrado deliberasse ontem se acataria ou não o pedido para que os estudantes, que ocupam há 20 dias as unidades da rede estadual de ensino, deixem esses espaços.

De acordo com a procuradora Aline Fernanda Faglioni, no fim da tarde de quarta-feira foram anexados ao processo, documentos que comprovam atos ilícitos dentro da unidade de ensino. “A Procuradoria adotou todas as diligências pertinentes e demonstramos que o número de estudantes que ocupam as escolas é ínfimo se comparado ao número de alunos que querem o retorno imediato das aulas. Juntamos aos autos no fim da tarde, boletins de ocorrência sobre furtos ocorridos no Colégio Estadual Mario Quintana. Agora é aguardar a decisão do juiz”.

A reportagem de O Paraná entrou em contato com a Justiça e, conforme os assessores do magistrado, ele não atende a imprensa e, até o fechamento da edição, ele não havia decidido sobre o pedido.

Ontem pela manhã, estudantes que ocupavam o Colégio Estadual Mario Quintana, no Conjunto Paulo Godoy, deixaram a unidade que ocupavam desde o dia 11. Conforme noticiado, boletins de ocorrência após a ocupação foram registrados. A previsão, segundo a direção, é de que as aulas retornem ao normal hoje.

Segundo o NRE (Núcleo Regional de Educação) de Cascavel, apenas dois colégios, Marilis Pirotelli e Mário Quintana, já foram desocupados espontaneamente pelos alunos. As demais unidades, 30 no total, seguem ocupadas.