Cotidiano

PF vai reforçar segurança na eleição deste domingo

A solicitação à PF foi feita também em razão do clima tenso dos últimos dias da campanha

A pedido do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a Polícia Federal vai reforçar seu efetivo em Foz do Iguaçu das 8h às 17h deste domingo, quando será realizada a eleição suplementar para a escolha do novo prefeito do município. A atenção maior será na Ponte da Amizade, para evitar o transporte ilegal de brasileiros que moram no Paraguai, mas votam no Brasil. Essa prática é crime passível de até quatro anos de prisão.

Também será reforçada a segurança nos locais de votação, em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Municipal, sobretudo para evitar a boca de urna, prática punível com multa de até R$ 5 mil.

A solicitação à PF foi feita também em razão do clima tenso dos últimos dias da campanha, encerrada oficialmente ontem e marcada por uma verdadeira guerra judicial principalmente entre as coligações dos dois principais concorrentes.

SEIS POSTULANTES

Foz do Iguaçu tem 163.950 eleitores, que são convocados a voltar às urnas neste domingo por conta da anulação do pleito de outubro do ano passado, vencido por Paulo Mac Donald (PDT) e que teve sua candidatura indeferida por improbidade administrativa cometida na época em que governou a cidade, de 2005 a 2012.

A sucessão de Inês Weizemann, que assumiu interinamente a prefeitura como presidente da Câmara de Vereadores, é disputada por seis candidatos: Chico Brasileiro (PSD), Phelipe Mansur (Rede), Irineu Ribeiro (PV), Marcelino de Freitas (PT), Osli Machado (PPS) e Tenente-Coronel Jahnke (PTN).

OUTROS TRÊS MUNICÍPIOS

Pela mesma razão de Foz do Iguaçu, outros três municípios paranaenses têm novas eleições marcadas para este domingo. Em Nova Laranjeiras, que tem 7.953 eleitores aptos a votar, a disputa é entre Altamiro de Cristo (PMDB) e José Lineu Gomes (PPS). Os 19.118 eleitores de Piraí do Sul vão escolher entre cinco candidatos: Valter Mainardes (PRTB), Márcio Flávio da Silva (PMB), Maricelso Ribeiro (PDT), Valentim Zanello Milleo (PSD) e José Carlos Sandrini (PHS). Já os 6.476 eleitores de Quatiguá têm duas opções de voto: Adelita Parmezan de Moraes (PTB) e Luís Fernando Dolenz (PSDB).