Cotidiano

PF suspeita de ligação de ex-secretário de Segurança e grupo de extermínio que atua em Goiás

BRASÍLIA – A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira três mandados de prisão e 17 de condução coercitiva de pessoas acusadas de envolvimento com um grupo de extermínio em Goiás. Na segunda fase da chamada Operação Sexto Mandamento, policiais também fazem buscas em 19 endereços dos suspeitos. Entre os investigados estão os ex-secretários de Segurança Pública e de Fazenda e o atual sub-comandante-geral da Polícia Militar de Goiás. Os dois ex-secretários são acusados de estimular a ação do grupo com a promoção de policiais envolvidos em assassinatos.

Segundo a polícia, “a organização criminosa tinha como principal atividade a prática habitual de homicídios com a simulação de que os crimes capitais foram praticados em confrontos com as vítimas. Dentre as vítimas, figuram casos de execução de crianças, adolescentes e mulheres, sem qualquer envolvimento com práticas criminosas”. As investigações sobre o grupo de extermínio com base operacional na estrutura da polícia de Goiás tiveram início há um ano.

A polícia não informou o número de assassinatos atribuídos ao esquadrão da morte. O caso teve origem com execução de duas pessoas e o desaparecimento de outras duas há oito anos. A operação é acompanhada de perto pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, vinculada à Presidência da República. A partir de agora, a Polícia Federal e a Secretaria de Direitos Humanos de Goiás deverão iniciar buscas por pessoas desaparecidas.