Cotidiano

PF prende vereadores de Campos suspeitos de fraudar programa em troca de votos

photos.jpgRIO – A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira dois vereadores eleitos em Campos, no Norte Fluminense, suspeitos de fraudar um programa assistencial em troca de votos. A Operação Chequinho teve o objetivo de combater crimes eleitorais no município. Foram cumpridos oito mandados de prisão temporária, nove mandados de busca e apreensão e uma ordem de condução coercitiva. As prisões temporárias serão de cinco dias, prorrogáveis por mais cinco, e os detidos serão conduzidos ao Sistema Penitenciário de Campos. A PF não informou os nomes dos dois vereadores eleitos presos.

De acordo com a PF, as investigações apontaram a participação de dois vereadores eleitos do município ?de forma direta e pessoal no aliciamento de eleitores para obtenção de votos através do oferecimento do benefício do Programa assistencial Cheque Cidadão?.

A PF informou que os envolvidos realizavam reuniões políticas domiciliares em seus redutos eleitorais, contando com o auxílio de cabos eleitorais que arregimentavam os eleitores para os encontros, nos quais obtinham cópias dos documentos pessoais e efetuavam a inclusão no programa, sem passar pela etapa obrigatória de avaliação por assistentes sociais. Os policiais também detectaram que os políticos recebiam os cartões do benefício e distribuíam aos eleitores. Algumas vezes, eles entregavam os cartões pessoalmente na casa dos eleitores.

Os investigadores apontaram ainda que essas irregularidades atribuídas aos parlamentes municipais presos hoje e a outros que estão sendo investigados elevaram o volume de benefícios em mais de 100% de junho de 2016 até agora.