Cotidiano

PF prende mais três suspeitos envolvidos com corrupção em Petros e Postalis

RIO – A Polícia Federal (PF) prendeu nesta segunda-feira mais três pessoas que estão sendo investigadas na Operação Recomeço, que apura desvio de recursos dos fundos de pensão da Petros, dos funcionários da Petrobras, e do Postalis, dos empregados dos Correios. A operação foi deflagrada no último dia 24, quando foram expedidos sete mandados de prisão temporária, dos quais três foram executados no mesmo dia.

PetrosPostalis_2706A PF investiga uma operação financeira com a emissão de debêntures da Galileo Educacional, em 2011, no valor de cerca de R$ 100 milhões, que tinha o objetivo de recuperar a Universidade Gama Filho. Pelas investigações da PF, a maior parte dos recursos não se destinaram à universidade Gama Filho e os dois fundos tiveram um prejuízo da ordem de R$ 90 milhões.

Segundo fontes próximas, entre os presos nesta segunda está Luiz Alfredo da Gama, um dos donos da Gama Filho. Os presos, segundo a PF, se apresentaram na Superintendência de Polícia Federal no Rio de Janeiro, no Centro. Os outros dois presos são suspeitos de participar na estruturação da operação fraudulenta do Grupo Galileo. Sem revelar o nome dos presos, a PF informou que, após os procedimentos de praxe, e presos foram encaminhados ao sistema prisional do estado. Falta ainda um envolvido com mandado de prisão a ser cumprido, que está no exterior.

Na última sexta um dos três presos foi Paulo César Prado Ferreira da Gama, também um dos donos da universidade, além de Adilson Florêncio da Costa, ex-diretor financeiro do Postalis, Roberto Roland Rodrigues da Silva Jr., que auxiliou na estruturação da operação do grupo Galileo.