Cotidiano

PF pede arquivamento de inquérito contra senador Humberto Costa

BRASÍLIA – A Polícia Federal enviou ao Supremo Tribunal Federal relatório em que sugere o arquivamento do inquérito que investiga o envolvimento do senador Humberto Costa (PT-PE) com o esquema de cobrança de propina na Petrobras. No relatório final do caso, a PF sustenta que não conseguiu encontrar elementos para provar que Costa pediu vantagem indevida de fornecedores da estatal.

“Sendo assim, esgotadas as diligências vislumbradas por esta autoridade policial, não foi possível apontar indícios suficientes de autoria e materialidade”, diz relatório assinado pela delegada Graziela Machado da Costa e Silva.

Em acordo de delação premiada, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa havia dito que Costa participou de reuniões para tratar de doações de campanha e teria sido beneficiado com pagamentos em caixa dois. O relatório da PF será encaminhado ao Ministério Público Federal a quem cabe formalmente pedir o arquivamento do inquérito ou a continuidade da investigação.

Em outros casos da operação Lava-Jato o MPF já discordou da PF e considerou ser cedo para encerrar apuração, mesmo após a PF dizer que ainda não havia provas de crime.

O advogado de Costa disse que pedirá ao MPF que encerre as investigações.

-Foi um longo e exaustivo inquérito e o relatório final confirmou a posição da defesa de que não era verdadeira a acusação feita contra o senador Humberto Costa. Pedirei à PGR que acolha o relatório final e solicite ao STF o arquivamento do caso – disse o advogado Rodrigo Mudrovitsch.