Cotidiano

PF no Amapá confirma prisão de homem suspeito de fraudar Enem

BRASÍLIA – A Polícia Federal no Amapá confirmou, via assessoria de imprensa, que um homem de 31 anos foi preso, ao deixar o local de prova do Enem, levando um texto digitado no bolso em que constava o tema da redação. Em depoimento, o rapaz se restringiu a dizer que foi informado do tema da redação por uma amiga no domingo pela manhã. A prova começou a ser aplicada à tarde.

Ele pagou fiança de um salário mínimo e meio e foi liberado da prisão em flagrante, mas deve responder a um inquérito criminal. Não foram encontrados com o rapaz nenhum equipamento eletrônico, tais como pontos ou escutas. Ele foi detido quando deixava o local de prova, na Faculdade Estácio do Amapá, localizada na capital, Macapá. Os policiais federais se infiltraram, passando-se por aplicadores do Enem, para fazer o flagrante.

Um outro foco de possível fraude foi levantado no Ceará. Segundo o G1, a delegada da Polícia Federal (PF) e coordenadora do Enem no Ceará, Fernanda Coutinho, disse que a prova foi vazada de alguma forma. Ainda conforme o site de notícias, a polícia encontrou no bolso de um homem de 34 anos o tema e o texto da redação pronto para ser transcrito.

Os dois casos foram noticiados nesta segunda-feira. No dia anterior, em coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Mendonça Filho, considerou um sucesso a aplicação do Enem. Na mesma ocasião, o delegado da Polícia Federal Franco Perazzoni detalhou as duas operações realizadas durante o domingo, mas sem mencionar vazamentos do gabarito oficial ou do tema da redação. Perazzoni afirmou, na coletiva, que haveria desdobramentos, inclusive com eventuais novas prisões.

No início da tarde, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou uma nota oficial para desfazer um equívoco criado por uma postagem do Ministério da Educação (MEC). Na publicação, para desmentir boato de que a prova do Enem havia vazado, o MEC publicou uma foto da página falsa. O problema é que a imagem mostra o mesmo tema que foi selecionado para a redação do Enem 2016, aplicado no domingo: ?Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

Apesar do MEC ter apagado a postagem de sua página, a foto da prova falsa está sendo amplamente compartilhado nas redes sociais com internautas comentando que a própria pasta vazou o tema da redação. Diante da confusão, o Inep divulgou a nota oficial. ?Trata-se de uma coincidência de assuntos que não afeta o Enem 2016 por não se tratar de um vazamento?, afirmou a nota.